6 em 6! Seis livros para seis meses

 Olá! Como vai? Espero que bem! 


O post de hoje é um pouco diferente. Achei um Reels no Instagram com essa ideia de seis livros para os primeiros seis meses do ano e decidi transformá-lo em um conteúdo por aqui pra fugir um pouco das resenhas.

Então, separei seis livros entre os 25 que li até agora pra esmiuçar um pouco com vocês, dar minha opinião um tanto informal do porquê li, se gostei ou não, essas coisas. 

Não há uma ordem de relevância, eu defini os livros simplesmente pelos que li do início do ano até agora.

Bora lá!



1) Ann Rule - Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado

Eu sei que não é, mas considero este meu primeiro true crime lido. Digo que não é, porque apesar de ter tido o prazer de ler a duologia Serial Killers da Ilana Casoy, que saiu pela Darkside Books (e que agora inclusive tem uma edição que é volume único), o livro era um misto de histórias de assassinos em série e questões mais técnicas da área forense e este da Ann Rule é quase "biográfico" e me transportou muito mais para os acontecimentos terríveis daquele período.

Como eu já mencionei na minha resenha no Instagram (já foi lá ler? ♡) e também na minha curta opinião no Skoob, eu fui fascinada por Ted Bundy durante a adolescência. Não só pela história em si, mas pela pessoa em si e me chocou quando li o livro da Ann, o fato de mais e mais mulheres ainda se encantarem com ele até hoje.

Eu perdi o encanto que sentia quando li o livro. A escrita meticulosa e o fato da autora ter sido colega e confidente do assassino, me mostraram o real monstro e a barbárie que ele cometeu por nada, encerrando a vida precocemente de jovens com um futuro brilhante.

Eu dei quatro estrelas no final, e não favoritei. Achei que não devia favoritar a história de alguém tão horrível, mas recomendo pra quem quer adentrar no gênero.

Ah e claro, cuidado! NÃO ESQUEÇA DE CHECAR OS POSSÍVEIS GATILHOS ANTES DE LER!





    Ann Rule - Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado

    Título original: The Stranger Beside Me

    Publicado pela Editora Darkside em 2019

    Primeira publicação em 1980

    592 páginas. Traduzido por Eduardo Alves





2) Raphael Draccon - Dragões de Éter vol.4: Estandartes de Névoa

Pelos deuses, como começar a falar de Estandartes de Névoa?! Acreditam que eu tenho vontade de chorar só de lembrar desse livro? Mas é choro de felicidade, juro!

Toda a saga Dragões de Éter eu favoritei. É um dos meus universos favoritos, meus livros de fantasia de cabeceira, o ar que eu respiro, a doutrina que eu sigo pra vida. E se você ainda não leu, recomendo MUITO, sério. Até porque é literatura nacional e, aqui no livros da Fear, a gente valoriza muito os autores brasileiros.

Certo, esse livro em específico, é o ultimo volume da saga e só por isso eu não posso dar spoilers ou falar sobre por aqui, mas nada impede você de ir no meu Instagram e ler todas as quatro resenhas em ordem que estão disponíveis por lá :).  eu tô medonha com essa divulgação hoje.

Esse livro foi o que mais me tocou emocionalmente. Raphael sabe escrever e disso não dá pra duvidar MESMO, mas o modo como depois de tudo que acontece, ele ainda consegue conversar com o leitor através daquelas palavras... Nossa, eu estava num momento tão conturbado e aquele livro foi como um colo de mãe, como uma ida ao psicólogo.

E olha que eu estou te contando sobre um livro de fantasia! Pois é. Acho até, pensando agora enquanto escrevo pra vocês, que é um dos meus autores favoritos. Talvez eu lesse até a lista de mercado do Draccon, talvez.







    Raphael Draccon - Dragões de Éter vol.4:     Estandartes de Névoa

    Publicado pela Editora Melhoramentos em 2020

    Possui 512 páginas

    Livros anteriores são: vol.1: Caçadores de Bruxas;     vol.2: Corações de Neve; vol.3: Círculos de Chuva.






3) Taylor Jenkins Reid - Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

SIM! O que mais você esperava? Meu primeiro livro da Reid e eu fiquei obcecada com Evelyn Hugo. Que mulher! Por favor universo, transporte todos os filmes que ela já fez para a realidade para que eu e mais o resto do planeta possam se esbanjar!

Dei cinco estrelas pra esse livro, que vai contar a história magistral de uma atriz do cinema consagrada em Hollywood através de seus romances e maridos. Que, bem, você já notou que foram sete. Esse livro tem a segunda maior pergunta do meio literário - perdendo só pra "traiu ou não traiu?"- que é "qual o marido que Evelyn mais amou?". E essa, minha gente, só dá pra saber a resposta lendo mesmo.

Mas eu juro que vale super a pena. Devorei esse livro em poucos dias e quis muito esquecer do que li só pra reler como se fosse a primeira vez logo em seguida. Taylor se consagrou com muitos livros até o momento, mas creio que Evelyn Hugo e, provavelmente, Daisy Jones and The Six sejam os mais comentados no meio literário. 

Vale arrumar um espacinho na estante pra ele.





Taylor Jenkins Reid - Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Título Original: The Seven Husbands of Evelyn Hugo

Publicado pela Editora Paralela em 2019

Primeira publicação em 2017

411 páginas. Traduzido por Alexandre Boide.




4) Aline Bulla, Jaine Lima - Eu Não Amo Você

Se existe um nacional favoritado esse ano, mas, assim, favoritado pra vida, é este livro. Pensa só: Você lendo um livro incrível e do nada o personagem que você gosta, aquele crush, MORRE e pronto, tu não quer mais ler nada daquele livro. Literalmente larga ele faltando 20 páginas pra acabar.

Até aí, tudo bem. Tá, não tão bem, mas okay... SÓ QUE na manhã seguinte, tu acorda DENTRO DAQUELE LIVRO e ainda por cima SENDO A PERSONAGEM QUE NINGUÉM GOSTA! Tá aí a chance de fazer o crush viver e ainda fazer o tal se apaixonar perdidamente por você, que tal hein?

Bem, sim, isso é este livro maravilhoso aqui. O primeiro de uma duologia que eu quero devorar o segundo livro assim que eu puder e que não tem só dois ótimos protagonistas, mas que os personagens secundários são muito bem construídos e com excelentes backgrounds. 

E o livro é curtinho tá? Dá pra ler em um dia perfeitamente. Recomendo demais pra quem curte uma fantasia com um toque de hot e aquele homem bonito, mas que não dá o braço a torcer e ainda é emburrado. Te ganhei agora né? 

ENTÃO POR FAVOR, LEIA!





Aline Bulla, Jaine Lima - Eu Não Amo Você

Publicado pela editora Skull em 2021

Possui 324 páginas

A duologia se chama Reencarnações Fantásticas e o segundo livro saiu com o título "Eu Amo Você" ( e eu tô como?! AAAH!)





5) Rainer Maria Rilke - Cartas a um Jovem Poeta

Li esse livro incrível em um dia e nossa, mudou minha vida. Vi tanto uma booktuber falar sobre o quanto ela releria esse livro pra lembrar de estar sempre feliz, que a curiosidade me pegou. E valeu muito a pena.

Aqui, Rilke, que foi um grande pensador alemão, se corresponde por cartas com um rapaz que quer muito ser poeta e manda os poemas para o autor pedindo conselhos. Só que Rilke dá um show de filosofia de vida ao abordar temas relevantes até hoje.

Não se assuste com a premissa, a escrita do autor é fluida e as traduções do livro são de fácil entendimento. A edição que eu li, da L&PM, tinha 96 páginas e devorei em uma tarde. Foi minha primeira leitura de Junho, dei 4.5 e tenho certeza que um dia irei reler.

Só pra me lembrar de como é viver.



    


   Rainer Maria Rilke - Cartas a um Jovem Poeta

    Título original: Briefe an einen junger Dichter

    Publicado pela Editora L&PM em 2009

    Primeira publicação em 1929

    96 páginas. Traduzido por Pedro Sussekind





6) Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Estou numa vibe de clássicos ultimamente. Ainda mais quando se trata de edições da Penguin, então não era de se imaginar que esse livro se tornaria um queridinho meu e que a experiência de lê-lo tenha sido extremamente única.

Adoro o sarcasmo do Machado de Assis e o modo como ele escreve. Aqui, nos deparamos com um morto contando suas memórias pós-morte e dedicando tudo ao primeiro verme que o comeu. Simplesmente genial.

Gostei de saber sobre a obra nesse prefácio que acompanha a edição. Ela te prepara pra mudança de escrita do autor, pra algumas referências no texto, mas nada que estrague a experiência, bem pelo contrário. 

Recomendo muito pra quem quer ler um bom clássico, até pra conhecer um baita autor nacional, com uma bagagem imensa de bons textos.





    Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

    Publicado pela Editora Penguin em 2014

    Primeira publicação em 1881

    368 páginas.





E aí, curtiram os meus livros selecionados pra esses primeiros seis meses? Já estou pensando se repito a dose no fim do ano, talvez seja divertido comparar os gêneros entre os dois posts.

Ei, me conta quais seriam os teus escolhidos! Pode ser por aqui ou pelas minhas redes sociais. Bora bater papo! 


ATÉ A PRÓXIMA!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fear Resenha >> Michael Crichton - Jurassic Park